Dicas

Dicas para assentamento

Ao receber as placas cerâmicas, verifique se todas as embalagens contém os mesmos códigos de tonalidade, qualidade, tamanho e verifique a conformidade do produto, retirando as peças de embalagens diferentes, e montando um painel no chão. Com a luminosidade adequada, observe a uma distância de 1 m, se as placas apresentam defeitos aparentes, como diferenças de tonalidade (peças não uniformes), defeitos visuais (trincas, desbocados) e diferenças geométricas (esquadro, tamanho). Separe as peças com pequenos defeitos para acabamentos.

Em caso do número de defeitos ultrapassar os 5 % permitidos pela Norma NBR 13818 / 97, NÃO ASSENTE O PRODUTO, ligue para o telefone 0 xx 19 3545 – 8660 para que o nosso SAC dê as orientações necessárias e tome providências o mais rápido possível.

Após a verificação inicial, os produtos devem ser estocados em locais planos e firmes, protegidos do sol, da chuva e de fontes de umidade. Não molhe as placas cerâmicas antes de assentar.

Utilize argamassa colante AC I para paredes e pisos internos e AC II para pisos externos e calçadas, não use misturas caseiras, pois elas podem não produzir a aderência necessária entre a peça e a base. A aplicação da argamassa deve ser feita pelo método de dupla camada, utilizando desempenadeira dentada de 8 mm x 8 mm x 8 mm.

Antes de utilizar a argamassa, leia todas as instruções do fabricante, principalmente sobre armazenagem, tempo em aberto, data de validade e instruções para o preparo.

Antes do assentamento das placas cerâmicas, verifique se a base, ou seja, a alvenaria / emboço ou o contra-piso está:

  • Alinhada, plana, no prumo, com a superfície áspera, limpa e isenta de graxas, ceras, etc;

  • Curada, se a base for nova (a cura mínima é de 14 dias para o emboço ou o contra-piso e 28 dias no caso do concreto);

  • Livre de fontes de umidade e impermeabilizada, quando necessário como no box de banheiro e áreas externas.

Após o assentamento, aguarde 72 horas para iniciar o rejuntamento, não permitindo tráfego no local. Mantenha as juntas cheias e lisas.

Compre 10 % (20 % em caso de assentamentodiagonal) a mais para recortes, acabamentos ou possíveis reparos, pois alterações de tonalidade ou formato ( ou mesmo retirada do produto de linha ) podem ser feitas pela empresa sem qualquer aviso prévio.

 

1. Passo a passo para o assentamento:

1.1 Espalhar a argamassa com a desempenadeira, formando depois cordões, utilizando sempre o método de dupla colagem.

1.2 Posicionar as peças usando espaçadores plásticos de 8 mm . Na parede, começar pela 2ª fiada, com o auxílio de uma régua de madeira.

1.3 Bater firme com um martelo de borracha, para amassar os cordões. Nivelar com a ajuda de uma tábua e martelo de aço.

1.4 Verificar sempre o alinhamento, ajustando as peças se for necessário.

1.5 Na parede, fazer a 1.ª fiada, com os devidos ajustes com o piso.

1.6 Limpar a argamassa de cima das peças, com um pano e água.

1.7 Rejuntar após 72 horas, usando uma espátula de borracha, deixe as juntas lisas e cheias.

1.8 Limpar bem. Não usar ácidos, eles corroem o esmalte. Em caso de dúvidas, siga as seguintes Normas referentes ao revestimento com placas cerâmicas e com a utilização de argamassa colante: NBR 13753 – Revestimento de piso interno ou externo NBR 13754 – Revestimento de paredes internas NBR 14081 a NBR 14086 – Normas de argamassa

 

2. Dicas de manutenção:

2.1 Nossos produtos, principalmente os brilhantes, podem ser riscados por minerais ou metais mais duros do que a superfície vidrada, como pedras e areia. Por isso proteja o produto durante o assentamento até o término da obra, para evitar danos provenientes da areia, entulho ou arraste de objetos pesados. Durante o uso proteger os ambientes utilizando dispositivos para limpeza do solado de calçados, como capachos, por exemplo, evite arrastar os móveis ou objetos pesados.

2.2 Em produtos rústicos e granilhados, aplicar cera líquida incolor na superfície para facilitar a limpeza, Ao preencher as juntas, limpar imediatamente a superfície. Durante o uso pode ocorrer aderência de resíduos com mais facilidade e apresentar manchas por acúmulo de sujeira, por isso nesses casos, mantenha limpeza freqüente, evitando que haja encardimento.

2.3 Evite quedas de objetos pesados e pontiagudos para que não ocorram lascamentos.

2.4 Não utilize ácido na limpeza, utilize apenas água limpa e sabão neutro.

 

3. Dicas para manter a garantia

3.1 Atender as Normas Técnicas de instalação das placas cerâmicas para revestimentos, NBR 13753:1996 e 13754:1996.

3.2 Contratar profissionais especializados e habilitados para o serviço.

3.3 Não utilizar ácidos na limpeza.